sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Gabinete móvel do Leandro Silva continua atendendo nos bairros



O "Gabinete no Bairro" do vereador Leandro Silva atendeu hoje (4), na Rua Mangaratiba na Japuíba. A versão móvel do parlamentar também esteve ainda nesta semana, na Nova Angra, em frente ao Centro Comercial Nelsinho, onde atendeu centenas de moradores.

O projeto existe desde o começo do mandato e visa levar o gabinete até onde o povo está. A população por sua vez, participa fazendo indicações de obras e sugestão de projetos de lei.

Rua Santa Ana no Belém é pavimentada


Rua Santa Ana (Antes)


Rua Santa Ana (Antes)


Rua Santa Ana (Depois)

A Rua Santa Ana no Parque Belém acaba de receber obras de pavimentação. As obras que começaram há algumas semanas são uma resposta a um pedido feito por Leandro em fevereiro deste ano, quando o parlamentar visitou o bairro, em especial a rua Santa Ana acompanhado pelo subsecretário de Obras, Vingle Martins.

O local ganhou obras de drenagem e pavimentação, o que vai facilitar a vida dos moradores que há muito tempo sofrem com a falta de investimentos, principalmente nos dias de chuva.

No início de Outubro, Leandro visitou a Rua Santa Ana e conferiu o andamento das obras. Hoje, dia 4, o vereador voltou ao local para vistoriar a conclusão dos investimentos.

-Este é um dos papéis do vereador. Além de indicar as obras, cabe ao parlamentar vistoriar e fiscalizar o andamento e a conclusão das mesmas - afirmou Leandro durante a visita.

Os moradores se mostraram satisfeitos com os investimentos, pois de acordo com eles, o local nõa recebia nenhum tipo de obras há muito tempo.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

3 de Novembro: mulheres conquistam o direito de votar

Hoje no Brasil o direito ao voto é assegurado a todos os cidadãos maiores de 18 anos. Mas nem sempre foi assim. Em 1822, um pouco depois da independência do País, só votavam os homens brancos e ricos. Os pobres não tinham esse direito, e os negros eram escravos, portanto serviçais, as mulheres nem pensar.

Fazem só 76 anos que a mulher brasileira ganhou o direito de votar nas eleições nacionais. Esse direito foi obtido por meio do Código Eleitoral Provisório, de 24 de fevereiro de 1932. Mesmo assim, a conquista não foi completa. O código permitia apenas que mulheres casadas (com autorização do marido), viúvas e solteiras com renda própria pudessem votar.

As restrições ao pleno exercício do voto feminino só foram eliminadas no Código Eleitoral de 1934. No entanto, o código não tornava obrigatório o voto feminino. Apenas o masculino. O voto feminino, sem restrições, só passou a ser obrigatório em 1946.


O direito ao voto feminino começou pelo Rio Grande do Norte. Em 1927, o Estado se tornou o primeiro do país a permitir que as mulheres votassem nas eleições.
Naquele mesmo ano, a professora Celina Guimarães --de Mossoró (RN) se tornou a primeira brasileira a fazer o alistamento eleitoral. A conquista regional desse direito beneficiou a luta feminina da expansão do "voto de saias" para todo o país.


Fonte do texto: http://espacoeducar-liza.blogspot.com/2009/11/03-de-novembro-instituicao-do-direito.html#ixzz1ceC9DNfE

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Posse da nova diretoria da Associação de Moradores da Vila Campo Belo

Foto: Henrique Araújo



A nova diretoria da Associação de Moradores da Vila Campo Belo tomou posse na noite do último domingo, 30. Representantes de outras associações como Gamboa, Areal e Nova Angra estiveram presentes.

O vereador Leandro Silva (PDT), que também já foi líder comunitário , prestigiou o evento e parabenizou os novos integrantes da associação, que será presidida pelo Sérgio Ricardo. Ele falou da importância da entidade para o bairro: "Quando a comunidade passa por um problema é a associação de moradores a primeira a ser procurada. São pessoas abnegadas, que defendem o povo em primeiro lugar" disse.

A comunidade da Vila Campo Belo tem passado por várias dificuldades. Além da falta d'água, os moradores sofrem com a falta do serviço de entrega postal pelos Correios, devido a problemas nas numerações das residências.

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Mulheres que Fazem a Diferença visitam a Gamboa

Fotos: Henrique Araújo






O núcleo feminino do mandato do vereador Leandro Silva, "Mulheres que Fazem a Diferença", se reuniu na noite deste sábado, (29), na Gamboa.

O projeto já percorreu diversos bairros e já reuniu centenas de mulheres que aprovaram a iniciativa.

O evento contou com uma palestra, ministrada pelo assessor jurídico Rafael Campos, que falou sobre os direitos da família e pensão alimentícia.

As mulheres participaram com perguntas que foram devidamente esclarecidas. Ao final do encontro foram realizadas diversas brincadeiras em grupo e sorteados vários prêmios entre as presentes.

Para quem ainda não participou de um encontro como este, pode obter maiores informações através do telefone: (24) 3365-5190, de segunda a quinta-feira, das 9h às 16h.

Deputado Aureo presta contas de seu mandato em Angra









O deputado Federal Aureo (PRTB-RJ), esteve em Angra na manhã do último sábado, 29, onde realizou de uma reunião de prestação de contas de seu mandato. O encontro aconteceu no plenário da Câmara de vereadores, no Centro e reuniu centenas de pessoas.

A visita de Aureo ao município foi agendada pelo vereador Leandro Silva durante encontro entre os dois parlamentares em Brasília em Julho deste ano.

Na reunião deste sábado, Aureo falou sobre suas principais atuações em Brasília. O deputado de 32 anos de idade começou sua fala relembrando sua trajetória. Ele disse que aos 12 anos, já trabalhava vendendo revistas de palavras cruzadas em uma praça de Duque de Caxias e que aos 16 abriu a sua primeira empresa. Hoje, é reconhecido no meio empresarial como um empreendedor que construiu uma história de sucesso.

Aureo é evangélico, membro da Igreja Metodista, participou voluntariamente da direção de toda Rede Social da Igreja Metodista do Estado do Rio de Janeiro, onde contribuiu com sua capacidade administrativa e empreendedorismo para o crescimento dos trabalhos sociais da igreja.

Foi durante o desenvolvimento desses trabalhos que percebeu que poderia fazer mais pela sociedade, e pela primeira vez, candidatou-se a um cargo público. Hoje, eleito, Aureo tem importantes trabalhos e se preocupa com os dependentes químicos participando da Comissão de Combate às Drogas na Câmara Federal.

Estiveram no encontro, presidentes dos partidos PRP, Amaral Ramos, PSDC, Anderson de Souza, PRTB, Josafá Rodrigues e do PDT, vereador Leandro Silva.
- Acho importante este ato de prestar contas do mandato. Eu particularmente realizo reuniões para falar sobre minhas atuações desde que assumi o cargo de vereador. Agora, o deputado Aureo veio para apresentar seus trabalhos à população. Isto demonstra respeito ao eleitor – afirmou o anfitrião, Leandro Silva

Leandro Silva prestigia abertura da II Conferência Estadual da Juventude no RJ










O Rio de Janeiro sediou no último final de semana, a II Conferência Estadual de Políticas Públicas para a Juventude. O evento aconteceu no Circo Voador, na Lapa e reuniu milhares de jovens e autoridades de várias cidades do estado.

Durante o encontro vários temas foram abordados como Juventude - Democracia, Participação e Desenvolvimento Nacional; Plano Nacional de Juventude: prioridades 2011-2015; e Articulação e integração das Políticas Públicas de Juventude.

A Conferência teve abertura na sexta-feira, 28 às 19h e contou com a presença de representantes de várias cidades do Rio de Janeiro. Angra dos Reis foi representada pela Coordenadoria Municipal da Juventude e pelo vereador Leandro Silva (PDT).

Crianças de uma orquestra do Complexo do Alemão (comunidade carioca pacificada por uma unidade da UPP) abrilhantaram ainda mais o abertura ao som de violinos.

O evento no Rio, que aconteceu de 28 a 30 de Outubro, é uma preparação para a 2ª Conferência Nacional de Juventude, que será realizada em Brasília, de 9 a 12 de dezembro, sob o lema “Juventude, desenvolvimento e efetivação de direitos”. Durante a conferência nacional, a presidente Dilma Rousseff deverá sancionar a PEC da Juventude, que irá funcionar como um estatuto da juventude em âmbito nacional.

O vereador Leandro Silva, que prestigiou a abertura acompanhado pelo presidente da Juventude Fé no Futuro de Angra dos Reis, Rafael Campos, é o responsável pela criação da Coordenadoria da Juventude no município.

- A Coordenadoria da Juventude foi uma luta minha, pois vi a necessidade de nosso município ter esta representação. Aliás, o órgão tem funcionado muito bem e tem mostrado participação em todos os eventos realizados e relacionados com o tema. Isto é importante, pois insere o jovem nas discussões políticas – afirma o parlamentar.

A vereadora angrense Lia também esteve presente.