quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Câmara de Angra debate os problemas do colégio Ceav

Fotos e texto; Fábio Martins






A Câmara Municipal de Angra dos Reis (CMAR), promoveu uma Audiência Pública para discutir os problemas do Colégio Estadual, Dr. Artur Vargas. O evento, realizado na tarde desta quarta-feira, 26, reuniu centenas pessoas entre alunos, professores e autoridades para debater a atual situação do Ceav que está sendo “loteado”, ou seja, está dividido para abrigar diversos órgãos como a Fundação Leão XII, a Defensoria Pública, a Escola Municipal Alexina Lowndes e até alojamentos coordenados pela Defesa Civil, o que não está agradando aos angrenses.

Estiveram presentes no encontro, o Superintendente Estadual de Educação, Paulo Fortunato, representando o Secretário Estadual de Educação, Wilson Risolia, o Diretor Administrativo Regional da Secretaria Estadual de Educação, Marcos Dias, o Presidente da OAB, Dr. Cláudio Gonzaga, a Secretária Municipal de Educação, Luciene Rabha, os vereadores Cordeiro, Lia, Vilma dos Santos, Aguilar Ribeiro e Leandro Silva (PDT), propositor da Audiência.

O intuito do debate foi buscar informações sobre o que foi chamado de “esquartejamento” do maior colégio de Angra dos Reis.
Durante o evento o público participou fazendo questionamentos, porém nem todas as perguntas foram respondidas de forma clara pelo Superintendente da Sec. Estadual de Educação que, por diversas vezes, chamou o Ceav de prédio, o que ofendeu a representante de um grêmio estudantil:

- Aquele espaço não pode ser tratado como simples prédio. Lá é praticamente a minha segunda casa. É onde está a minha história e a vida de muitos angrenses. O que queremos, além de ser ouvidos, é respeito – retrucou a jovem Alhandra Branco ao som de aplausos.

O Sr. Celso General sugeriu uma parceria entre a CMAR , a Prefeitura de Angra e a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, (Alerj) para somar força na intenção de resolver a situação.

O vereador Leandro Silva disse que é necessário reaver o que é nosso e sinalizou que pretende levar esta questão ao RJ : “Se preciso for, vamos montar caravanas com os alunos e vamos ao Rio de Janeiro, fazer barulho na porta do gabinete do Governador Sérgio Cabral. Não podemos aceitar esta imposição. O Ceav é nosso! – afirmou.

O Dr. Cláudio Gonzaga, pediu a palavra e completou o fala de Leandro Silva: “Discordo do jovem parlamentar. Não acho que devemos reaver o que é nosso. Devemos sim tomar o que é nosso – disse o advogado.

Com relação as informações de que o Ceav poderia ser ainda mais dividido podendo abrigar futuramente o Detran e um DPO, o Superintendente da Sec. Estadual de Educação disse que não consta em sua pasta nenhum pedido formal solicitando o espaço.

Já a Secretária Municipal de Educação, Luciene Rabha, informou que o espaço utilizado atualmente pela E.M. Alexina Lowndes, será desocupado assim que as obras de reforma da sede oficial da escola estiverem concluídas.

Nesta semana, alunos do Ceav já havia realizado uma passeata pelas ruas do Centro em favor do colégio. O ato foi parabenizado por todos, mas criticado na tribuna pelo vereador Aguilar Ribeiro (PSD).
- Sou a favor deste ato em prol do Ceav e os alunos estão de parabéns, mas o prefeito Tuca Jordão “pagou mico” ao participar de uma coisa que é do dever dele resolver – alfinetou o parlamentar, apesar de fazer parte da base governista.

O propositor da Audiência, Leandro Silva disse que será necessário realizar outras discussões e buscar soluções concretas para o caso. De acordo com o parlamentar “é preciso resolver de uma vez por todas e devolver a escola de forma integral para os alunos”.

O debate contou ainda com a presença ilustre das primas legítimas do Dr. Artur Vargas que prestigiaram todo o evento.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Vereador Leandro Silva visita o Condomínio Cidadão na Japuíba










Na manhã desta quarta-feira, 26, o vereador Leandro Silva (PDT), visitou o Condomínio Cidadão da Japuíba (Próximo à UPA), a pedido dos próprios moradores. De acordo com as quase 420 famílias que lá residem, apesar de o condomínio ser um bom lugar para se viver, ainda faltam alguns investimentos.

Segundo o senhor Márcio André, morador e síndico de um dos blocos, alguns apartamentos apresentam infiltrações de esgoto, ou seja, quando o “vizinho de cima”, aciona a descarga começa a gotejar no apartamento de baixo, evidenciando a necessidade de um reparo na estrutura das moradias.

Ainda de acordo com o síndico, os conduítes que serviriam para a passagem de fios de antenas de TV estão entupidos com concreto desde a construção dos apartamentos, obrigado os moradores a “esticar a fiação” por fora do prédio causando riscos e prejudicando o visual.

Outra reclamação feita pelos moradores é com relação à quadra de esportes que precisa da instalação de um alambrado maior, pois o existente, por ser baixo, permite que a bola saia da quadra e atinja as janelas dos apartamentos mais próximos, já tendo inclusive, quebrado algumas vidraças causando prejuízos aos moradores que pedem também a cobertura daquela área de lazer.

Leandro Silva caminhou por todo o complexo e anotou cada reivindicação feita pela população e constatou que as janelas dos apartamentos não demonstram qualquer tipo de segurança e o risco de furto aumenta, já que o condomínio ainda aguarda pela construção de um muro.

Um grupo de moradores reivindicou também, que o vereador encaminhe ao Executivo municipal o um pedido para a construção de um posto de saúde para atender a demanda, pois de acordo com eles, para se conseguir atendimento é necessário de deslocar até a unidade de saúde do Belém.

Leandro informou que vai expedir ofícios e indicações solicitando estes investimentos para o condomínio: “Há alguns meses eu vim aqui e me reuni com os moradores que reclamavam da falta d’água. Levei o caso ao Saae e finalmente foi resolvido. Agora volto novamente a pedido dos moradores que apontam outros problemas que necessitam de solução e eu não vou descansar até ver todos solucionados, afirmou o vereador.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

"O Ceav é nosso": Leandro participa de passeata em favor do Colégio Artur Vargas

Fotos: Anderson Pires




Os alunos do Colegio Estadual Artur Vargas (Ceav) realizaram uma passeata pelas ruas do Centro de Angra na tarde desta terça-feira, 25.

Com apitos, nariz de palhaço e gritando a frase "o Ceav é nosso" os alunos se concentraram em frente ao prédio da Prefeitura. A intenção é chamar a atenção para a atual situação do colégio que está sendo loteado e abrigando órgãos como a fundação Leão XIII; a escola Municipal Alexina Lowndes e a Defensoria Pública.

- Nós queremos que o Ceav seja dos alunos e profissionais que lá trabalham - disse uma representante dos alunos.

Além dos estudantes, a passeata contou com a presença de professores e dos vereadores Leandro Silva (PDT), José Antônio (PCdoB) e do prefeito Tuca Jordão.

Para discutir os problemas do Ceav, a Câmara Municipal realizará na tarde desta quarta-feira, 26, uma Audiência Pública no Plenário Benedito Adelino, no Centro. O Debate é uma proposição do vereador Leandro Silva.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Audiência Pública - Colégio Estadual Artur Vargas (Ceav)

Japuíba vai ganhar agência bancária em Novembro


Prédio onde funcionará a agência do Bradesco já está em reforma

Os moradores da Grande Japuíba podem comemorar. O bairro vai ganhar uma agência bancária em breve. O prédio onde funcionará o banco Bradesco já está passando por uma reforma e deve ser inaugurado até o final do mês de novembro deste ano (de acordo com informações da gerência).

O vereador Leandro Silva é um dos que está comemorando com a boa notícia, já que ele foi um dos que lutou para que o bairro passasse a contar com uma agência para que os moradores não necessitem se deslocar até o Centro da cidade para realizar os serviços bancários.

Leandro havia se reunido com superintendentes de bancos ao longo do mandato e disse que esta é uma vitória da população: "Quem ganha é a comunidade. A grande Japuíba está crescendo a passos largos e a vinda de uma agência bancária acontece em uma boa hora", afirma o parlamentar.

O vereador lembra ainda que continuará buscando um melhor policiamento para a região visando o aumento da segurança no bairro.