quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Leandro visita moradores na Vila Campo Belo





Na manhã desta segunda-feira, 25, Leandro Silva caminhou pelas ruas da Vila Campo-Belo (antigo Promorar). O vereador conversou com moradores e anotou suas reivindicações. Entre os pedidos da população estão a instalação de “boca de lobo”, recapeamento do asfalto e pediram apoio de Leandro na questão da regularização fundiária, já que alguns moradores não possuem escrituras de seus imóveis.
O parlamentar visitou ainda, a casa da Srª Lúcia Janaína, que reclamou que sua residência encontra-se em risco. Ela mostrou as infiltrações na parede e no teto e relatou que já pediu ajuda a subprefeitura, mas não obteve retorno.
Leandro também vistoriou as obras de construção de uma galeria de águas pluviais que já se arrastam há quase um ano e já casou diversos transtornos aos moradores. De acordo com a população, as estruturas das casas próximas a obra foram abaladas devido as máquinas utilizadas no local, obrigando a Prefeitura a interditar várias residências.
O parlamentar informou que vai levar estas reclamações ao Executivo e cobrar soluções. Ele informou ainda que irá retornar ao bairro para fazer novas inspeções

Trabalhadores da Angel’s recebem apoio do vereador Leandro Silva

Foto: Fábio Martins



Dezenas de trabalhadores da Angel’s, empresa que prestava serviços para a Prefeitura de Angra, se reuniram na Praça do Porto, no Centro na tarde da última terça-feira, 23, para protestarem contra as propostas feitas pela empresa. De acordo com os funcionários, a Angel’s quer obrigá-los a pedir demissão “voluntária” para se isentar de pagar os direitos trabalhistas.

Os trabalhadores não aceitam a proposta e sugerem que a Prefeitura intervenha nesta negociação.

O vereador Leandro Silva esteve presente ao manifesto e prestou solidariedade ao grupo os convidando para uma reunião na Câmara para expor a situação aos demais parlamentares.

Para Leandro, o suposto acordo vai contra os direitos do trabalhadores: “Uma nova saída tem que ser apresentada para não deixar os funcionários desamparados, disse”

Dragagem do Rio Japuíba é discutida em reunião na Associação de Moradores



A Associação de Moradores da Japuíba (AMJA) promoveu na noite da última terça-feira, 23, uma reunião entre a população, o secretário de Meio Ambiente, Marco Aurélio Vargas e a secretária de Obras, Elenize Santana

Em pauta, a dragagem do Rio Japuíba que apesar de já ter sido pedida desde de 2009 ainda não foi realizada. O rio corta o maior bairro de Angra dos Reis e já transbordou diversas vezes causando prejuízos aos comerciantes e moradores que vivem as suas margens.

Toda vez que chove forte, a população fica preocupada com novos transbordamentos e temem por suas vidas.

A Secretaria de Meio Ambiente informou que há um projeto de macrodrenagem que irá contemplar quatro rios de Angra (Jacuecanga, Mambucaba, Perequê e Japuíba), mas de acordo com Marco Aurélio, não há orçamento para a realização das obras (segundo entrevista concedida por ele a um jornal da cidade).

Ainda de acordo com o secretário, deve-se haver um trabalho em conjunto com a esfera estadual e federal.

A secretária de Obras, no entanto, disse que vai acontecer no próximo dia 8, uma licitação para a escolha da empresa que se interessar em realizar a dragagem da foz do Rio Japuíba. O investimento previsto seria na ordem dos R$ 460 mil.

O vereador Leandro Silva também esteve presente na reunião e cobrou agilidade no processo para que os moradores não sofram mais com as conseqüências dos transbordamentos do Rio Japuíba.: “A Prefeitura não está priorizando o caso e medo maior é com as vidas das pessoas que vivem próximas ao curso do rio. Eu mesmo já expedi ofícios e indicações atravpes do meu gabinete desde 2009, mas até agora não tivemos uma resposta concreta por parte do Executivo”, afirmou, o parlamentar.

As obras já haviam sido autorizadas pelo Instituto de Estadual do Ambiente (INEA), mas devido a não realização da mesma, a licença precisou ser renovada por mais dois anos (tempo de validade de cada licença)

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Lentidão no saneamento provoca mais uma discussão na Câmara



Preocupado com a questão do saneamento no município, o Legislativo promoverá mais uma discussão sobre o assunto nesta quinta-feira, às 9h da manhã no Plenário da Câmara angrense.

O debate que reunirá moradores e representantes do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), pretende exclarecer dúvidas quanto aos projetos e prazos.

De acordo com o propositor do encontro e presidente da Comissão de Saneamento da Câmara, vereador Leandro Silva, há uma morosidade quanto as obras de esgoamento sanitário em Angra, principalmente no morros ao redor da região central: "Esta questão é muito preocupante, pois não estamos vendo avanço e com a chegada do verão a situação pode se agravar ainda mais, por isso queremos exclarecimentos por parte do executivo", afirmou o vereador.

Quem desejar participar oou assistir ao debate pode comparecer ao Plenário da Câmara, na Praça Nilo Peçanha no Centro ou sintonizar o canal 14 da Net Angra.

De mulher para mulher: encontro visa debater assuntos ligados a elas

Divulgação

Na foto, integrantes do grupo Mulheres que Fazem a Diferença, a coordenadora Kedyane Silva e a aniversariante, Dona Lígia


Kedyane Silva e sua mãe Alessandra, que aniversariou neste último final de semana

Dezenas de mulheres participaram de um encontro promovido pelo grupo “Mulheres Que Fazem a Diferença” no bairro Areal nesta segunda-feira, 22 e interagiram nas várias brincadeiras organizadas pelo grupo.

O encontro também contou com uma palestra sobre a Lei Maria da Penha que teve como objetivo orientar as mulheres sobre seus direitos e como procurar ajuda em caso de agressão.

As mulheres presentes participaram ainda de dinâmicas em grupo e de sorteios de vários brindes.

O projeto já percorreu diversos bairros e já reuniu centenas de mulheres que aprovaram a iniciativa do núcleo feminino do mandato do vereador Leandro Silva.

A coordenadora do “Mulheres que Fazem a Diferença”, Kedyane Silva, classifica como “gratificante” os encontros promovidos por ela nas comunidades: “É muito bom interagir com o público feminino e ouvir a história de cada uma. Muitas delas não tem nenhum tipo de atividade recreativa e através dos nossos eventos elas brincam, riem, se divertem e ainda participam de palestras sobre diversos assuntos”, diz.

No último sãbado, 20, o encontro aconteceu na casa da Sª Alessandra na Travessa Nova Angra, onde também foi comemorado o aniversário da anfitriã

Para quem ainda não participou de um encontro como este, pode obter maiores informações através do telefone: (24) 3365-5190, de segunda a quinta-feira, das 9h às 16h.

Deputado Federal Marcelo Matos prestará contas de seu mandato em Angra

Clique para ampliar


segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Moradores da Japuíba querem a dragagem do Rio Japuíba

Reprodução: Felipe de Souza/Diário do Vale


Uma antiga reivindicação dos moradores da Grande Japuíba ainda não saiu do papel. A falta de dragagem do Rio Japuíba preocupa, principalmente a população que vive às suas margens. O pedido para que o rio passagem por uma dragagem já foi feito inclusive oficialmente através do gabinete do vereador Leandro Silva em 2009, mas de acordo com uma reportagem publicada no Jornal A Cidade recentemente, a Prefeitura de Angra alega não ter dinheiro para realizar o serviço.

A matéria de quase uma página, entrevistou o secretário de Meio Ambiente, Marco Aurélio Vargas que foi enfático nessa afirmação. Na matéria, o representante do governo deixa claro a necessidade da intervenção do executivo no local, mas insistiu em dizer que não há recursos no orçamento desse ano para a obra.

Na tentativa de buscar explicações mais detalhadas sobre o caso, a Associação de Moradores da Japuíba (AMJA), vai promover um encontro entre moradores e representantes do Executivo na noite desta terça-feira, 23, às 18h, na sede da entidade, localizada na Rua Benedito Soares na Japuíba.

A reunião contará com a presença da secretária de Obras, Elenize Santana e um representante da secretaria de Meio Ambiente.

De acordo com a presidente da AMJA, a intenção é “deixar a população ciente das ações e tentar sensibilizar o governo para que a obra, que é de total importância para os moradores, seja realizada o mais breve possível”.

Volta do Procon à Angra só depende da Prefeitura


A convite do vereador Leandro Silva, o presidente do PROCON-RJ, José Bonifácio esteve em Angra na última quinta-feira, onde participou de uma reunião com o parlamentar e fez uma breve explanação durante a Sessão Ordinária da Câmara.

Na sua fala, Bonifácio reafirmou o seu interesse em instalar em Angra uma sede do PROCON. Ele já havia mostrado esta vontade durante um encontro com o vereador Leandro Silva em seu escritório no Centro do Rio de Janeiro no mes passado.

O presidente do órgão disse que há um entendimento do PROCON-RJ - conforme orientação da Casa Civil do Governo do Estado -, que seja feito um convênio apenas com o Executivo de Angra. Antes, a Câmara de Vereadores é que tinha celebrado o convênio com o órgão.

Porém, mesmo já tendo sido encaminhado um ofício pela presidência do PROCON à prefeitura de Angra expondo a necessidade deste convênio, não houve resposta por parte do Executivo Municipal, ou seja, a instalação do órgão em Angra só depende de uma decisão do prefeito.

A visita de Bonifácio foi uma forma de sensibilizar o governo para que o PROCON volte a funcionar no município e passe a atender aos milhares de consumidores e empresários.

Enquanto isso não acontece, Leandro sugeriu que sejam enviadas á Angra as Vans do PROCON para atender de forma itinerante a população: "A presença deste órgão é de fundamental importância e a retirada do mesmo há cerca de nove meses representa um retrocesso ao nosso município", afirmou Leandro Silva

Leandro Silva prestigia a II Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres de Angra dos Reis



A II Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres de Angra dos Reis lotou a Paróquia Nossa Senhora Aparecida no Balneário.

Durante dois dias de evento, centenas de mulheres prestigiaram e interagiram com discussão sobre vários temas.

No primeiro dia da conferência, 19, cerca de 250 mulheres participaram da abertura que contou com a apresentação do Coral da Terceira Idade, com a aprovação do regimento e com a palestra "Análise da Realidade Brasileira para a Construção da Igualdade de Gênero e Exercício da Cidadania", ministrada pela socióloga, Adriana Motta, do Conselho Estadual dos Direitos da Mulheres.

No sábado, 20, foram escolhidas as 12 representantes de Angra para a Conferência Estadual, que será uma etapa preparatória para a 3ª Conferência Nacional, que acontece em dezembro em Brasília.

Durante todo o dia três grupos discutiram 10 tópicos: A Autonomia Econômica e Igualdade no Mundo do Trabalho, com Inclusão Social; Educação Inclusiva, não Sexista, não Racista, não homofóbica e não Lesbofóbica; Saúde das Mulheres, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos; Enfrentamento de Todas as Formas de Violência Contra as Mulheres; Participação das Mulheres nos Espaços de Poder e Decisão; Desenvolvimento Sustentável no Meio Rural, na Cidade e na Floresta, com Garantia de Justiça Ambiental, Soberania e Segurança Alimentar; Direito à Terra, Moradira Digna e Infra-Estrutura Social nos Meio Rural e Urbano, Considerando s Comunidades Tradicionais; Cultura, Comunicação e Mídia Igualitárias, Democráticas e não Discriminatórias; Enfrentamento do Racismo, Sexismo e Lesbofobia; Enfrentamento das Desigualdades geracionais que atingem as Mulheres, Com especial Atenção às Jovens e Idosas.

Dentre as propostas resultantes da conferência está à criação em Angra dos Reis de uma Deam (Delegacia Especial de Atendimento a Mulher), que atenda também às populações de Paraty e Mangaratiba.

Outra proposta oriunda da conferência é a criação de políticas públicas de incentivo para que as mulheres tenham acesso ao mercado e melhores condições de trabalho.

O vereador Leandro Silva prestigiou a abertura do evento e parabenizou a organização e destacando importância da discussão: A mulher enfrenta muitos problemas e este evento serviu para discutir estas questões e buscar soluções, além de fazer com que a mulher seja inserida nos debates de políticas públicas voltadas a elas”, afirmou