terça-feira, 19 de julho de 2011

Durante entrevista, deputado Marcelo Matos fala sobre prevenção a catástrofes naturais

Divulgação



O Deputado Federal Marcelo Matos (PDT-RJ) participou na tarde desta segunda, 18 de julho, da gravação do programa Cidade Realidade, da CNT, que é exibido todas às terças-feiras, às 11h. Maior votação de seu partido no estado (foram mais de 80 mil votos) Marcelo falou sobre sua ligação com o município de São João de Meriti, seus projetos em andamento na Câmara dos Deputados e da sua preocupação com a prevenção de tragédias naturais, entre outros temas levantados pelo jornalista Nando Lima. O programa vai ao ar no dia 26 de julho.

Marcelo começou agradecendo a expressiva votação que recebeu, graças principalmente ao seu trabalho em São João de Meriti, onde nasceu e reside até hoje. "Hoje a minha cidade natal, São João de Meriti, vive um momento de transformação. São muitas obras. E, como sabemos, as obras causam transtornos. Mas é preciso entender que quando finalizadas, as obras beneficiarão muitas pessoas. O município de São João está ganhando muita credibilidade nesses últimos três anos. E isso é resultado de um trabalho sério que está sendo realizado lá", ressaltou.

O deputado a seguir explicou um dos seus projetos mais queridos: o que restringe a propaganda de apelo infantil, proibindo sua veiculação entre 7h e 22h, como acontece em diversos países da Europa. “A minha intenção não é proibir nada, nem atrapalhar o comércio de brinquedos ou doces, por exemplo. Mas evitar o consumismo precoce e também males como a obesidade, que cada vez mais atinge às crianças, principalmente as influenciadas pela publicidade. Tenho filhos e vivo o problema na pele”, disse Marcelo.

Outro tema no qual Marcelo é engajado é a responsabilidade dos resíduos tóxicos, assunto que cada vez mais atrai a atenção da opinião pública e da mídia. Marcelo quer criar um fundo para ser utilizado no transporte, tratamento e eliminação desses resíduos, o Funalixo: “É muito importante darmos um destino certo ao lixo. Assim, evitamos doenças. O lixo tóxico- hospitalar, por exemplo, se não for despejado num local adequado, pode gerar muitos males para as pessoas”, exemplificou.

Para encerrar, Marcelo Matos falou de sua preocupação com as tragédias naturais. Ele acompanhou de perto os problemas enfrentados pelas vítimas das chuvas na Serra Fluminense e tem mostrado especial interesse pela segurança de nossas usinas nucleares. Um dos caminhos para evitar tragédia, ele lembra, é a educação. “Estive em maio na Plataforma Global sobre Redução de Risco de Desastres em Genebra, Suíça, como Titular da Comissão de Medidas Preventivas Diante de Catástrofes. Lá, vi vários exemplos que podemos aplicar no nosso país. No Japão, por exemplo, existe o programa Escola Segura, onde as crianças recebem na escola treinamento para se resguardarem em casos de tragédias naturais, como terremotos e enchentes”.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Professores e pais de alunos defendem o CEAV

Fábio Martins





Aconteceu na manhã do último sábado, (16), um manifesto que teve concentração na Praça do Carmo no Centro de Angra. O ato foi organizado por professores, pais de alunos e ex-alunos do Colégio Colégio Estadual Dr. Artur Vargas (CEAV).

Com carro de som, mega-fone, faixas e cartazes com os dizeres “O CEAV é nosso”, os participantes do movimento chamaram a atenção para os problemas enfrentados pelo colégio nos últimos tempos.

De acordo com os organizadores, o CEAV está sucateado e sendo “loteado” entre vários órgãos de governo.

O vereador Leandro Silva esteve na Praça do Carmo, cumprimentou os professores e demais presentes e participou do movimento. Ele defende a causa e se colocou a disposição para fortalecer ainda mais a luta.

- É inadmissível o que estão fazendo com o “nosso CEAV”. Eu já estudei naquele colégio, fui líder estudantil e por isso vou propor uma Audiência Pública para debater o assunto na Câmara com todos os atores envolvidos – afirmou Leandro.

De acordo com o Sr. José Mario Plácido, um dos integrantes do movimento, que terminou com uma passeata pelas ruas do Centro, a instalação de depósitos, um DPO, um posto do DETRAN e outros serviços do governo estadual estão previstas, o que causa revolta: “A escola é da escola, não pode virar outros órgãos. Aquele espaço tem que ser dos alunos e profissionais que ali trabalham em prol da educação”, completa Plácido.

Uma extensa parte do CEAV – o segundo maior colégio do Estado - já está ocupada pela Fundação Leão XIII; outra pela escola Municipal Alexina Lowndes (que se localiza no Bonfim, mas está em obras); outra parte está à disposição da Defensoria Pública; assim como no local é comum haver alojamentos coordenados pela Defesa Civil.

Programa Leandro Silva fala sobre Angra Expo

Fábio Martins


O programa Leandro Silva, da Rádio Sara Brasil FM (105,9 FM), recebeu na manhã deste sábado, 16, o blogueiro Adelson Pimenta e o pastor Márcio Pimenta.

Os entrevistados colocaram seus pontos de vista sobre a organização da Angra Expo. Assuntos como estrutura, atrações, espaço para os expositores, ajuda financeira da Prefeitura e o fechamento dos templos nos dias do evento foram discutidos.

O programa Leandro Silva vai ao ar todos os sábados das 10:30 ao meio dia e a última edição foi transmitida ao , excepcionalmente, da Praia do Anil no standy da rádio.

Vereador discute em Brasília melhorias para o setor pesqueiro de Angra

Fotos: Fábio Martins

Leandro Silva ao lado do Ministro da Pesca, Luiz Sérgio




Na tarde da última quinta-feira, (14), Leandro Silva se reuniu com o Ministro da Pesca e Aquicultura, Luiz Sérgio onde discutiu diversas questões relacionadas ao setor pesqueiro da região.

Questões sobre período tabela para o preço mínimo da sardinha, acordo de pesca da Baía da Ilha Grande, subsídios e a transformação da Ilha Grande em patrimônio cultural da humanidade foram discutidas.

Os investimentos necessários para este setor, porém, depende de uma intervenção por parte da Prefeitura de Angra e reuniões com pescadores para se buscar as melhores soluções.

O Ministro Luiz Sérgio demonstra interesse em ajudar e disse que se reunirá (inclusive em Angra) com as partes envolvidas.

Leandro Silva afirmou que a pesca faz parte da economia da cidade e que os pescadores precisam de melhores condições para continuar trabalhando e levando seu sustento para seus lares.

- Não tenho dúvida que este assunto deve ser discutido mais minuciosamente envolvendo pescadores, o Executivo e o Legislativo. Estou certo de que com o apoio vindo aqui de Brasília dará ainda mais força a esta luta – concluiu o vereador.

No encontro também estavam o presidente da Câmara Municipal de Angra dos Reis, vereador Dr. José Antônio (PCdoB), o vereador Cordeiro (PT) e o deputado Federal, Fernando Jordão (PMDB).