quarta-feira, 22 de junho de 2011

Operação Tapa Buraco: ruas da Grande Japuíba recebem recapeamento

Fotos: Fábio Martins






Diversas ruas da Grande Japuíba estão recebendo recapeamento asfáltico . O vereador Leandro Silva visitou na manhã de hoje, 22, algumas destas ruas para vistoriar o serviço da Prefeitura.

Na Nova Angra, os operários realizam nesta semana a operação “Tapa Buraco”, colocando asfalto em diversos pontos.

A medida se faz necessária, já que o grande número de buracos nas ruas causam prejuízos aos proprietários de veículos e prejudica o trafego de pedestres, principalmente em dias de chuva.

O vereador Leandro Silva lembra que é um dos responsáveis pela iniciativa: “Tenho expedido diversas indicações ao Executivo através do meu gabinete e defendido esta questão na Tribuna da Câmara”, afirma.

Além do recapeamento, o parlamentar também visitou a Travessa Silva Jardim, que está recebendo obras de pavimentação e onde foram instaladas a seu pedido, duas luminárias.

Projeto Louva Angra acontecerá neste sábado no Belém

Clique na imagem para ampliá-la

terça-feira, 21 de junho de 2011

Doadores de sangue poderão ser isentos de taxa de inscrição em concursos públicos



O vereador Leandro Silva apresentou na Câmara Municipal de Angra dos Reis (CMAR) o Projeto de Lei nº 048/2011, que dispõe sobre a isenção de pagamento da taxa de inscrição em concursos públicos aos doadores de sangue.

Para obter isenção, o interessado em participar de determinado concurso público deverá ter realizado pelo menos 3 (três) doações no período de 1 (um) ano antes da data final das inscrições.
De acordo com o autor, vereador Leandro Silva, o Projeto visa incentivar a prática de doação sanguínea para abastecer o estoque do Hemoúcleo da cidade.

-Caso seja aprovado pelos demais parlamentares e sancionado pelo prefeito, o Projeto vira Lei e tenho convicção de que isto incentivará, principalmente os jovens a adquirir o hábito de doar sangue e beneficiar a todas as pessoas que por algum motivo necessitem de transfusão sanguínea – argumenta Leandro.

Mulheres que Fazem a Diferença promovem encontro na Monsuaba




Dezenas de mulheres participaram de um encontro promovido pelo grupo “Mulheres Que Fazem a Diferença” no bairro Monsuaba. O evento, realizado na praça do bairro reuniu várias mulheres que com entusiasmo interagiram nas várias brincadeiras organizadas pelo grupo.

O encontro também contou com uma palestra sobre a Lei Maria da Penha que teve como objetivo orientar as mulheres sobre seus direitos e como procurar ajuda em caso de agressão.

As mulheres presentes participaram ainda de dinâmicas em grupo e de sorteios de vários brindes.

O projeto já percorreu diversos bairros e já reuniu centenas de mulheres que aprovaram a iniciativa do núcleo feminino do mandato do vereador Leandro Silva.

A coordenadora do “Mulheres que Fazem a Diferença”, Kedyane Silva, classifica como “gratificante” os encontros promovidos por ela nas comunidades: “É muito bom interagir com o público feminino e ouvir a história de cada uma. Muitas delas não tem nenhum tipo de atividade recreativa e através dos nossos eventos elas brincam, riem, se divertem e ainda participam de palestras sobre diversos assuntos”, diz.

Para quem ainda não participou de um encontro como este, pode obter maiores informações através do telefone: (24) 3365-5190, de segunda a quinta-feira, das 9h às 16h.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Câmara realiza Audiência Pública no Parque Mambucaba

Foto: Anderson Pires

Uma audiência pública promovida pela Câmara Municipal de Angra dos Reis discutiu nesta quinta-feira, 16, os alagamentos e enchentes em diversas localidades do Parque Mambucaba, quarto distrito da cidade. A realização da audiência foi uma solicitação da Comissão de Obras da Casa, aprovada por unanimidade pelos parlamentares e realizada no próprio Parque Mambucaba, a pedido das comunidades atingidas. Quase 500 pessoas participaram dos debates, que duraram mais de cinco horas e reuniram os principais personagens envolvidos no problema, entre eles o Ibama, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea/RJ) e a Prefeitura de Angra. Para o presidente da Câmara Municipal, vereador Dr. José Antônio Azevedo (PCdoB), a Casa cumpriu seu papel, reunindo a população e os organismos que podem resolver o problema.

— Realizar eventos como esse nos bairros foi um compromisso da Mesa Diretora. A responsabilidade da Câmara é estar junto com a população cobrando as soluções. É o que estamos fazendo — explicou José Antônio.

A audiência foi aberta com as explicações dos órgãos ambientais sobre as peculiaridades do Parque Mambucaba. O bairro é cercado por dois rios (o Mambucaba e o Perequê), ambos assoreados e prejudicados pelo crescimento demográfico na região. Quando há chuvas fortes, combinadas com aumento no nível das marés, uma grande parte da região é alagada, atingindo centenas de imóveis. Tanto o Ibama quanto o Inea/RJ afirmaram, porém, que há soluções, que passariam por investimentos de longo prazo e remoção de famílias de áreas de risco.

— O Ibama é um mediador nesta questão. Tão logo a Prefeitura apresente projetos de intervenção, eles serão avaliados — prometeu José Augusto Morelli, chefe do escritório do órgão na Costa Verde.

Representando o prefeito de Angra, Tuca Jordão (PMDB), o secretário municipal de Meio Ambiente, Marco Aurélio Vargas, fez longa exposição sobre os problemas do Parque Mambucaba e apresentou um estudo do veterano geólogo Castilhos de Freitas propondo intervenções na foz do rio Mambucaba para enfrentar os alagamentos. As saídas, ele disse, são demoradas e dependerão de Estudos e Relatórios de Impacto Ambiental (Eia-Rimas). Marco Aurélio garantiu que a Prefeitura de Angra tem projetos para resolver definitivamente a questão.

— O prefeito Tuca Jordão determinou a realização de um estudo detalhado das bacias hidrográficas da cidade e vamos resolver os problemas com os alagamentos aqui em Mambucaba — disse Marco Aurélio, que esteve em contato telefônico permanente com o prefeito durante toda a audiência.

Os moradores também manifestaram-se e apresentaram pedidos. Pelo menos doze associações de moradores e entidades estiveram representadas e cobraram soluções. Além disso, moradores também relataram o drama dos alagamentos, exibindo fotos, faixas e vídeos gravados durante as enchentes mais recentes no início deste ano. Logo após, os vereadores também fizeram considerações e deram sugestões. Entre as propostas discutidas como soluções estão a abertura de uma nova barra na foz do rio Mambucaba, a construção de reservatórios para águas pluviais, programas de proteção e recomposição das margens dos rios, a construção de casas populares para remoção de famílias e até o erguimento de diques em alguns pontos do rio.

Ao final da audiência, intermediados pela Câmara Municipal de Angra, Ibama, Inea e Prefeitura marcaram reunião de trabalho para a próxima terça-feira, 21, a fim de discutir todas as propostas e um cronograma de obras já autorizadas pelos órgãos ambientais como ações emergenciais e de curto prazo visando evitar enchentes já no verão do ano que vem.

— O objetivo foi alcançado. Precisávamos destes órgãos e da comunidade juntos. Agora temos um termo de compromisso de todos em prol dos investimentos e das soluções que os moradores precisam. Foi um grande ganho para a comunidade e a Câmara continuará acompanhando tudo — prometeu José Antônio, que sugeriu a realização de uma nova reunião pública antes do fim do ano para avaliar as ações a serem implementadas.

Fonte: CMAR