sexta-feira, 21 de maio de 2010

Fim do cerol: projeto de lei de autoria de Leandro Silva é aprovado por unanimidade na Câmara

Fotos: Anderson Pires

Vereador Leandro Silva: cerol com os dias contatos

Uma mistura preparada com pó de vidro e cola utilizada por crianças e adultos para “cortar” linhas de outras pipas já vitimou centenas de pessoas em vários locais do país. Nesta quinta-feira, 20 de Maio, a Câmara Municipal de Angra dos Reis aprovou por unanimidade o projeto de lei nº 16/2010 de autoria do vereador Leandro Silva que prevê a proibição, produção, comercialização, armazenamento, transporte e distribuição do cerol em Angra dos Reis.
O uso do produto está associado a diversos casos de mutilação de mãos, braços e pescoço provocando seqüelas e até mesmo a morte de crianças, adolescentes, ciclistas e motociclistas.
Leandro Silva disse que não tem nada contra a tradicional brincadeira, mas acredita que todos possam se divertir de forma responsável: “Minha intenção não é proibir ninguém de soltar pipas e sim evitar acidentes, inclusive os fatais, provocados pelo uso desenfreado do cerol” , afirmou o autor do projeto.
Para entrar em vigor a lei agora precisa ser sancionada pelo prefeito Tuca Jordão, o que deve acontecer em breve.

Confira a íntegra da lei:

Art. 1º - Ficam proibidos no Município de Angra dos Reis a produção, a comercialização, o armazenamento, o transporte e a distribuição de cerol ou de qualquer material cortante usados para empinar pipas.
Parágrafo único – Entende-se por “Cerol”, o produto originário da mistura de cola, ou derivados, e vidro moído.Art. 2º - Fica expressamente proibido o uso de cerol ou de qualquer outro material cortante em linhas ou fios usados para empinar pipas, bem como o uso de tais materiais na própria pipa e nas rabiólas das mesmas no âmbito do Município.Art. 3º - Aquele que infringir a presente Lei estará sujeito a apreensão dos objetos além do pagamento de multa à Municipalidade.Parágrafo único - Quando se tratar de infrações praticadas por menores, os pais ou responsável legal, assumirão as conseqüências dos seus atos, que além da multa, receberão advertência escrita por parte da autoridade fiscalizadora.Art. 4º - Aos infratores da presente Lei, será aplicada a multa de (50 %) cinqüenta por cento do salário mínimo atual , em caso de reincidência, será aplicada multa em dobro.Parágrafo único – Tratando-se de pessoa jurídica, na segunda reincidência, será autorizado o cancelamento do Alvará de Uso e Funcionamento e lacrado o estabelecimento, sem prejuízo de outras sanções cabíveis.Art. 5º - Fica autorizado ao Poder Executivo Municipal, firmar convênio com o Governo do Estado do Rio de Janeiro objetivando ação conjunta na fiscalização e aplicação da presente Lei municipal, por meio das Policias Civil e Militar.
Art. 8º - O Poder Executivo regulamentará a presente Lei no prazo de 60 (sessenta) dias, contados a partir de sua publicação.
Art. 9º – As despesas para a execução desta Lei, correrão por conta das dotações orçamentárias próprias, suplementadas, se necessário.
Art. 10- Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.

JUSTIFICATIVA

São centenas e milhares de cidadãos que circulam ou transitam com motos, bicicletas e até mesmo a pé pelos nossos logradouros públicos.Creio que é obrigação de todo legislador zelar pelo maior patrimônio da administração pública, patrimônio esse que não tem preço, qual seja o munícipe, o cidadão.Com as férias escolares, são muitos os jovens que não podem praticar atividade esportiva ou outro meio de lazer. Assim, muitos jovens encontram diversão empinando pipas, o que de certa forma, é uma atividade de lazer.Ocorre que, a prática de tal atividade vem carreada por uma conduta ilícita, qual seja o uso de linhas ou fios impregnados com material denominado cerol, que é destinado em princípio a cortar a linha de outras pipas.Por muitas vezes infelizmente temos acompanhado e visto na imprensa pessoas lesadas e até mesmo mortas em razão da dita linha ter cortado mãos ou pescoços daqueles que transitam ou circulam, principalmente os motoqueiros.Pensando em coibir o uso de linha com cerol em nosso município é que apresento o projeto de Lei vedando tal prática, sem prejuízo de outras Leis sejam elas cíveis ou penais.Tenho por objetivo não proibir a prática do lazer de empinar pipas, mas quero então somente coibir o uso de cerol .

terça-feira, 18 de maio de 2010

Angra sedia o Curso Nacional de Formação de Promotor de Polícia Comunitária

Foto: Fábio Martins

Curso realizado no CEA terá duração de 5 dias

Acontece nesta semana no Centro de Estudos Ambientais (CEA), no Balneário, o Curso de Formação de Promotor de Polícia Comunitária, realizado pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONANSCI) em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP).
O objetivo do curso, que começou nesta segunda-feira, 17 e tem a duração de cinco dias, é capacitar voluntários, policiais militares, civis e bombeiros para o policiamento comunitário orientandos pela filosofia de polícia comunitária, bem como para atuar em conjunto com os órgãos de segurança na busca da paz social por meio da participação comunitária e mobilização social.
Os participantes inscritos recebem gratuitamente, material didático, contendo livro, bloco de notas, caneta e um dvd, além de um vale alimentação. Ao final do curso, os formandos serão diplomados em um evento que contará com a presença de autoridades locais.
O curso está sendo ministrado pelo Tenente André Albuquerque e é subdividido em várias etapas previamente definidas.
O Coordenador regional, Dimas Santos Silva, disse que a intenção, é que depois de formados, os participantes do curso possam promover a ordem pública através da integração entre os policiais e a população. Ele agradeceu o apoio do Legislativo angrense, em especial ao vereador Leandro Silva, Presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal de Angra dos Reis, (CMAR) que se colocou a sua disposição desde o primeiro contato.
O parlamentar esteve presente na abertura do curso e falou sobre as conquistas do legislativo com relação a segurança pública. Ele citou seu recente encontro com o vice-governador do Rio, Luiz Pezão, onde tratou sobre a construção de uma Casa de Custódia na região e a transformação da 166ª DP em Delegacia Legal .
— Tenho buscado , através de reuniões e audiências públicas, melhorias para a segurança em nosso município e acredito que a melhor forma de combater a criminalidade é a prevenção. Por isto acho de total importância este curso e fico feliz em ver tanta gente interessada e disposta a manter a ordem pública —
afirmou Leandro.

Ruas, avenidas e travessas da Nova Angra ganham placas de identificação

Fotos: Fábio Martins

Medida visa facilitar os serviços de entrega no bairro e orientar os visitantes


Avenidas, ruas e travessas foram identificadas

A Prefeitura de Angra, através da TurisAngra, instalou na semana passada, placas de identificação nas ruas do bairro Nova Angra. Agora, todas as ruas, além de avenidas e travessas estão devidamente identificadas com o nome dos logradouros e seus respectivos ceps.
O pedido para a colocação das placas partiu do gabinete do vereador Leandro Silva através do ofício nº 583/2010. Para Leandro, que também é morador do bairro, esta medida irá agilizar os serviços dos Correios e de empresas de entrega em geral.
— Com a ruas identificadas, acabou aquele inconveniente de ficar perguntando onde fica a o endereço a ou o endereço b. Agora basta olhar as placas e se guiar por elas. Isso facilita inclusive, a vida dos visitantes — afirmou o autor do ofício.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Cumprindo seu papel de vereador, Leandro Silva fiscaliza serviços no Marinas

Fotos: Fábio Martins

Leandro caminha com representantes da Associação de Moradores do Marinas


Moradores apontam principais problemas, Leandro buscará soluções

Durante a manhã desta segunda-feira, 17, o vereador Leandro Silva (PR) realizou uma caminhada pelas ruas do Marinas, acompanhado pelos representantes da associação de moradores do bairro, Fabiano Ferreira e Luiz Carlos. O parlamentar conversou com populares e anotou as reivindicações.
Entre as reclamações, estão a construção de muros de contenção em áreas afetadas pelo temporal do início do ano, a retirada de entulhos, a implantação de um posto de saúde, limpeza das ruas e a construção de calçadas.
Uma comerciante alegou que o bairro está abandonado e que necessita urgentemente de atenção por parte do executivo e pediu ajuda do vereador para o Marinas .
Vistoriando o ESF
Drª Izabelle Torres recebeu Leandro Silva na unidade do Marinas

Além das ruas, Leandro Silva visitou também o ESF (Estratégia de Saúde da Família) onde foi recebido pela Drª Grazielle Torres que falou sobre o atendimento prestado a população do Marinas e as principais carências daquela unidade: “Apesar da nossa força de vontade em trabalhar, temos diversas limitações como a falta de uma estufa esterilizadora, material e até um ar condicionado na sala onde são guardadas as vacinas” afirmou a enfermeira.
Leandro se comprometeu a levar as reivindicações ao conhecimento da Fundação de Saúde de Angra dos Reis (FUSAR ) para que sejam tomadas as devidas providências.
Atualmente o ESF do Marinas funciona na sede da Associação de Moradores. O local é pequeno e precisa ser melhor equiparado. Segundo dados fornecidos por funcionários, a unidade possui 790 famílias cadastradas e seria necessária a construção de um posto de saúde para que os moradores fossem melhor atendidos.

Almoço em comemoração a aniversário de garotinho leva 2 mil pessoas ao Clube Real


Leandro Silva parabeniza Garotinho pelos seus 50 anos de idade


Ex-governador agradeceu ao amigo Aurélio Marques pela homenagem


Clube Real ficou lotado durante toda a tarde do último sábado (15)


Cerca de 2 mil pessoas compareceram ao Real Esporte Clube na Japuíba, na tarde do último sábado, dia 15 para o evento em comemoração ao aniversário do ex-governador do Rio de Janeiro, Antony Garotinho. A festa, com direito a almoço, foi organizada pelo presidente do Partido da República em Angra e ex-deputado estadual, Aurélio Marques. O evento contou com toda a executiva municipal do PR.
O deputado federal Geraldo Pudim (PMDB), o deputado estadual Walney Rocha, os vereadores de Angra Leandro Silva (PR), José Maria Justino (PR) e Antônio Cordeiro (PT), também estiveram presentes, além de líderes religiosos, presidentes de associação de moradores e populares.
O vereador Leandro Silva, vice-presidente do partido em Angra, parabenizou o ex-governador e disse que o município seria ingrato se não lembrasse deste político com carinho: “Garotinho merece todo o nosso carinho e respeito, afinal, durante seu mandato trouxe muitos investimentos para nossa região”, afirmou o parlamentar.
Antony Garotinho agradeceu a manifestação dos militantes e ao amigo Aurélio Marques pela mobilização. Segundo o ex-governador, o lugar de Aurélio e na Alerj, e que dará todo o suporte para que o ex-deputado volte a ocupar uma cadeira no legislativo estadual. Já Aurélio, retribuiu em sua fala, afirmando que Garotinho foi um excelente governador e que muitas obras como a do hospital da Japuíba por exemplo, foram iniciadas durante seu mandato: “Quatro anos já se passaram depois que Garotinho deixou o governo e até o momento, a obra não foi concluída. Esta é a diferença de quem faz para quem não faz”, afirmou o ex-deputado.
Além do almoço em Angra, ainda neste sábado, Garotinho comemorou seu aniversário de 50 anos em um café da manhã em Paraty, onde inaugurou a sede do diretório do partido republicano e um jantar em Mangaratiba.

domingo, 16 de maio de 2010

Encontro entre vereadores e o vice-governador do Rio traz boas notícias para Angra

Fotos: Fábio Martins

Luiz Pezão e o vereador Leandro Silva: boas notícias na área de segurança


Vereadores angrenses reuniram-se com vice-governador no Rio

Os vereadores, Leandro Silva (PR), Vilma dos Santos (PRB), José Antônio (PCdoB) e Cordeiro (PT) se reuniram no início da tarde da última sexta-feira, (7) com o vice-governador do Estado, Luiz Pezão, para tratar de segurança pública. O encontro, previamente agendado pelo presidente da Comissão de Segurança da Câmara Municipal de Angra dos Reis (CMAR), vereador Leandro Silva, aconteceu no Palácio Laranjeiras, no Rio e, na avaliação dos parlamentares, foi muito proveitoso.
Pezão, mesmo com uma agenda tumultuada, fez questão de receber os vereadores angrenses com muita cordialidade e ouviu atento as reivindicações dos parlamentares. Entre as solicitações estavam a construção de uma Casa de Custódia na região, a transformação da 166ª DP em Delegacia Legal e a implantação da Delegacia da Mulher em Angra dos Reis. O vice-governador disse que tem total interesse em ajudar a região e deu boas notícias. Segundo ele, a tão esperada Casa de Custódia vai ser construída já nos próximos meses e já teria até local definido:
“Estamos vendo um terreno entre o município de Rio Claro e Angra dos Reis e devemos estar entregando esta obra até o final deste ano”, afirmou Pezão.
Quanto a transformação da 166ª DP em Delegacia Legal, o vice de Cabral, disse que esta é outra questão em que os vereadores e a população de Angra já podem contar para o segundo semestre de 2010, e se houver estrutura, a Delegacia da Mulher também funcionará no mesmo prédio, situado na Avenida Júlio Maria, no Centro.
Os parlamentares se mostraram satisfeitos com o anúncio e com comprometimento do Governo em ajudar o município com relação a segurança pública. Ainda durante o encontro, Leandro Silva questionou sobre a transferência da sede da Polícia Militar. De acordo com o vereador, o melhor local para abrigar o 33º Batalhão que atualmente funciona no Parque Mambucaba, seria a Japuíba, já que o bairro concentra um grande número de moradores e deve aumentar a população após a entrega das casas às famílias que perderam suas residências no temporal no início do ano. Com relação a isto, Luiz Pezão, não se comprometeu e disse que todo o andamento deve ser acompanhado junto ao Secretário de Segurança do estado, José Mariano Beltrame.
Ao final da reunião, os vereadores agradeceram ao vice-governador pela recepção e se mostraram satisfeitos com o comprometimento de Pezão
— A reunião foi muito proveitosa e saímos daqui hoje com a promessa de que teremos ainda este ano a Casa de Custódia, que é uma antiga luta da Comissão de Segurança da CMAR, a Delegacia da Mulher e ainda a transformação da 166ª DP, que está sucateada, em Delegacia Legal. Isto sem dúvidas nos deixa muito contentes — afirmou o presidente da Comissão.